A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) comemorou 58 anos de fundação nesta segunda-feira (8/5), com a presença do prefeito Rafael Greca. O órgão responsável pela política habitacional do município anunciou a instauração do processo de regularização fundiária de 300 lotes da Vila Primeiro de Setembro, no bairro Caximba.
Além disso, moradores do Caximba e colaboradores da Companhia conheceram a experiência no metaverso, com o voo de balão em realidade virtual sobre a área beneficiada pelo projeto Bairro Novo do Caximba – a maior intervenção socioambiental em execução no país.
“A Cohab tem um papel importante na história de Curitiba, com muitos conjuntos habitacionais que deram origem a bairros consolidados, como a Vila Nossa Senhora da Luz e o conjunto Atenas, na CIC, a Gleba da Ordem e o Santa Rita, no Tatuquara, o Bairro Novo do Sítio Cercado e muitos outros”, destacou Greca.
Em 58 anos de atuação, a Cohab beneficiou mais de 165 mil famílias com a entrega de lotes, casas, sobrados, apartamentos, além da titulação de áreas antes irregulares.
Desde 2017 foram mais de 8 mil famílias atendidas – com a produção de 2.170 unidades e a entrega de 6.200 títulos de propriedade. Obras que possibilitaram a recuperação ambiental de 62 mil metros quadrados de áreas de preservação que estavam ocupadas irregularmente.
“Beira de rio não é lugar para morar. Transferimos centenas de famílias para casas seguras e restauramos a mata nativa, implantamos bosques e áreas de lazer, para que a população utilize e ajude a cuidar de nossos rios”, ressaltou o presidente da Cohab José Lupion Neto.
Durante o evento foi anunciada a instauração da Reurb que vai beneficiar 300 famílias da Vila Primeiro de Setembro, no Caximba. É o primeiro processo implantado pela Prefeitura Municipal de Curitiba após a atualização da legislação municipal por meio da publicação do decreto 1.488/2022.
“Anteriormente, o processo de regularização fundiária era mais complexo, com as obras e reassentamentos necessários acontecendo antes da aprovação dos processos. Com a Reurb o processo foi simplificado, pois a regularização não depende da conclusão de tais obras”, explica a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski.
Greca destacou a política habitacional de Curitiba, que prioriza os atendimentos em nome das mulheres, pois estas são consideradas os pilares da família.
“Estamos iniciando a regularização de 300 casas, da Vila Primeiro de Setembro, por meio de um decreto de lei que eu sancionei no final de 2022. Faremos a titularidade preferencialmente em nome das mulheres, porque elas dificilmente vendem suas casas”, afirmou o prefeito.
Sucesso na última edição do Smart City Expo Curitiba, a demonstração do metaverso do Bairro Novo do Caximba esteve no auditório da Cohab e pode ser vivenciada por moradores do bairro e colaboradores.
Criada pela Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) A experiência é uma viagem de balão que dura cinco minutos, na qual é possível ver as áreas de reassentamento, o parque linear, o corredor ecológico, o conjunto de novos equipamentos públicos e todos os benefícios que fazem parte do projeto.
A comerciante Lucilene Pedroso da Cruz ficou maravilhada com o que vivenciou. “Foi uma experiência maravilhosa, o projeto é lindo. A sensação é de privilégio, pois fomos os primeiros moradores que vimos como vai ficar o bairro. Dá um pouquinho de medo, parece que vai cair, mas vale muito a pena, é emocionante”, disse.
Membro da Comissão de Representantes (CRE) eleita pela comunidade para ser o elo entre população e poder público, Magno dos Santos também participou da voo virtual.
“É algo muito diferente, uma experiência totalmente nova. Parece de verdade, muito nítida a imagem. Vai ficar coisa de primeiro mundo o nosso bairro. O coração bateu acelerado em ver a nossa conquista se tornar real”, destacou.
Também estiveram presentes no evento que comorou os 58 anos da Cohab, a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; o vereador líder do prefeito, Tico Kuzma; os vereadores Mauro Bobato, Pastor Marciano Alves, Rodrigo Reis e Serginho do Posto; além dos administradores regionais Gerson Gunha (Portão), Narciso Doro Junior (Cajuru), e Rafaela Lupion (Matriz).